A Cirurgia de Endometriose é como a Aviação: Uma Analogia para Explicar Segurança e Técnica

Frequentemente, pacientes me perguntam: “Doutor, é seguro fazer essa cirurgia EM BLOCO da endometriose?” E minha resposta é sempre com uma analogia com a aviação — uma área que estudo e admiro desde jovem.Apesar de parecer contra-intuitivo, voar é extremamente seguro. Por exemplo, é mais seguro ir de avião de São Paulo a Pato Branco do que fazer um trajeto de carro até Boituva. O mesmo acontece com a cirurgia: apesar do medo natural, o risco é mínimo quando tudo é feito com preparo e método. Três pilares tornam a aviação segura — e são os mesmos que aplico à cirurgia de endometriose:

  1. Planejamento de Rota:
    Nenhum avião decola sem saber exatamente seu destino e trajeto. Na cirurgia, é o mesmo. Não operamos sem um plano cirúrgico claro, uma rota bem traçada.
  2. Checklist e Padronização:
    Os pilotos seguem checklists rigorosos, passo a passo, sempre na mesma ordem. Eu faço o mesmo na cirurgia: desenvolvi uma técnica com 10 passos para a excisão EM BLOCO da endometriose, publicada e padronizada, para garantir consistência e segurança.
  3. Treinamento Humano Contínuo:
    O que realmente torna a aviação segura é o treinamento constante dos pilotos — simuladores, checagens, atualizações. Na cirurgia, o conhecimento, a repetição técnica e o treinamento contínuo do cirurgião são igualmente essenciais.

Essa analogia não apenas ajuda meus pacientes a entenderem o processo, mas também reflete como transformei a cirurgia de endometriose em uma prática altamente técnica, segura e previsível — baseada em estudo, planejamento e disciplina.


Referencia:

Igor Chiminacio, Carolina Obrzut, 

10-Step En Bloc Peritonectomy for Endometriosis, a Form of Treatment for Pelvic Pain

Journal of Minimally Invasive Gynecology, Volume 30, Issue 11, Supplement,2023,Page S42,ISSN 1553 4650,

https://doi.org/10.1016/j.jmig.2023.08.130.(https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1553465023004612)